Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESPÍRITO NATALINO



Final do ano chegando e mais uma vez temos o NATAL


ANTES DE TUDO QUERO DESEJAR A VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ISSO AGORA UM FELIZ NATAL, CHEIO DE AMOR, PAZ E ALEGRIA  

Origem da palavra NATAL

Derivada do latim da palavra natalis do verbo nascor, nascéris, natus sum, nasci', seu significado é nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo indica o local onde ocorreu o nascimento ex. cidade natal. É o nome que se dá as festas do dia 25 de dezembro na qual celebramos o nascimento de Jesus, historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

Origem do papai noel

Segundo estudos o bom velhinho realmente existiu, se tratava de um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas, anos depois virou São Nicolau, pois foi canonizado Santo, após varias pessoas relatarem seus milagres. Foi associado a imagem de papai noel na Alemanha e espalhou-se pelo mundo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano, mas foi em 1931 que uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante, o que resultou na imagem do Papai Noel que conhecemos hoje e que se espalhou por todo o mundo ( só poderia ser a coca-cola mesmo )
Outra pessoa que ajudou na lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou em 1822 o poema Uma visita de São Nicolau.
Escrito para seus seis filhos, nesse poema, Moore divulgava a versão de que o bom velhinho viajava num trenó puxado por renas e que entrava nas casas pela chaminé, alguns estudiosos acreditam que isso se deve
ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano, no poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A extinção do papai noel \o/

Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que essa tradição desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal, outros sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência e ainda há aqueles que julgam-o como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais, outros apontam a tradição de Noel como um bom exemplo de como as crianças podem aprender que podem ser deliberadamente enganadas pelos mais velhos, o que ajudaria a ensiná-las a ser cuidadosas em aceitar qualquer outra superstição ou crença infundada.

Muitas igrejas evangélicas além de não comemorar o natal, pois dizem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro e como esse registro não consta na bíblia não deve ser comemorado, também não ensinam seus filhos a acreditarem no papai noel .

Reflexão e lembranças

Diante dessas informações eu questiono quem realmente celebra o nascimento de Jesus?
eu particularmente falando, celebro a festa em si por ser uma data mundial quando todos no globo terrestre estão comemorando e celebrando a paz, a união em família, a troca de presentes, é uma data ótima para reflexão pois é quando podemos parar e analisar tudo de bom que aconteceu em nossas vidas, podemos relembrar os entes queridos que se foram ( bom isso deveria ser feito no dia de finados, mas eu não gosto, prefiro o natal ) e sentir a paz que renasce em todos os corações o verdadeiro espírito do natal.

Quando criança essa data era marcada pela vinda do papai noel, que naquela época ( nem faz tanto tempo assim rs ) não havia uma pessoa para se retratar como o tal então, mamãe, colocava nossos brinquedos em baixo da cama, no dia seguinte, quando acordávamos já pulávamos da cama e olhávamos correndo para de baixo dela e, lá estava ele o presentinho do papai noel, nunca escrevi cartinhas para ele o presente era surpresa e essa era a parte mais legal pois nunca me decepcionei com os presentes, lembro-me que uma semana antes eu já começava a olhar em baixo da cama para ver se o papai noel passasse mais cedo rs mas, ele nunca passou, acho uma injustiça não alimentar essa lenda para as crianças, pois é uma época que nos traz muitas recordações boas e é uma data marcada também pelas musiquinhas de natal que também se perderão se extinguirem o papai noel e o natal:



Então pergunto:

Como era o natal de vocês ?

Alguém se habilita a descrevê-lo .

vocês concordam ou discordam com a comemoração do natal e com a lenda do papai noel, isso deveria ser extinto ?

2 comentários:

  1. Olha...Gigi também é cultura.
    Eu particularmente não sabia de muita coisa que explicou ai.
    Mas meu Natal este ano será triste e depressivo.
    Tinhamos a alegria de minha avó que fazia tudo e era a luz do nosso Natal desde que viramos gente.
    me lembro do cheiro e dos gostos de Natal sempre associado a ela.
    Mas este ano em maio ela partiu,então será um Natal diferente,sem ela.E pra completar minha prima e seu filhinho recem nascido faleceram.
    Coisas tristes para acontecer perto do Natal né?
    Sem clima este ano para Santa Claus.
    Abraços Gigi....está ficando ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Giii, menina!

    Esse blog está bonbando, papai noel foi muito generoso com vc en?

    Olha obrigada pelos selos, AMEEEI. dois dos três vc indicou eu já tenho, mas o que eu não tenho logo mais eu posto.
    Tenha um Feliz Natal e um Ano novo cheio de amor, saúde e paz.
    bjs

    bjooos

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo(a) e Obrigado por participar :)